Depois de dois anos em pandemia, infelizmente ainda continuamos a lutar contra essa doença. Devido a esta situação, completamente inesperada por todos, houve uma revolução na área da saúde, obrigando as instituições médicas a procurar uma estratégia alinhada ao presente. Esta situação problemática veio apenas acelerar o processo tecnológico uma vez que, antes de tudo isto acontecer, já existiam transformações digitais ao nível da medicina chamadas de saúde 4.0.
Afinal, o que é a Saúde 5.0?
O conceito de saúde 5.0 é a evolução do conceito de saúde 4.0.
Enquanto o conceito 4.0 se centralizava apenas na melhoria de processos, o conceito 5.0 também se foca na qualidade do serviço que é prestado ao paciente, redirecionando grande parte da atenção para o mesmo, proporcionando-lhe uma melhor experiência devido à quantidade elevada de tecnologias que estão a ser desenvolvidas especificamente para o setor.
A proposta da saúde 5.0 é oferecer um sistema inteligente e mais seguro, trazendo inovações tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes por meio da tecnologia. Os profissionais de saúde terão a possibilidade de oferecer opção de tratamentos e soluções médicas baseados em dados obtidos ao longo dos anos, selecionados especificamente para cada caso, devido à visão global que lhes é proporcionada.
O paciente também passa a apresentar um novo perfil, mais digital, com várias opções de procura e acesso a informações. O objetivo é que este atue em conjunto com os médicos de forma a definir as melhores práticas e garantir melhorias na sua qualidade de vida. A partilha das informações entre ambas as partes oferece ao médico auxílio na tomada de decisão, visto que este tem acesso a todos os dados referentes ao paciente de forma fácil e intuitiva. Consequentemente, o paciente irá usufruir de um tratamento mais eficaz, promovendo assim a sua fidelização.
Benefícios da saúde 5.0
A saúde 5.0 chegou e já se encontra a promover uma conectividade entre pacientes, profissionais e equipamentos. A evolução da tecnologia permite conquistar mais clientes e fazer com que as entidades médicas atuem de forma mais estruturada e organizada, promovendo sempre a segurança, qualidade e agilidade. Leia abaixo os benefícios que este conceito inovador traz para a área médica.
- Promove a conectividade garantindo o acesso a todas as informações das partes envolventes no processo do utente, ou seja, tanto a profissionais, como ao próprio paciente.
- Devido a esta maior conectividade entre todas as partes, foi necessário reforçar o sistema de segurança, principalmente no que diz respeito à proteção de dados. Logo, o conceito de saúde 5.0 trouxe mais segurança ao setor da saúde.
- O atendimento é personalizado e mais concreto, onde as decisões tomadas pelo médico têm por base dados que estão constantemente atualizados.
- Através da telemedicina, passa a ser possível realizar um atendimento à distância de forma eficiente, evitando deslocações desnecessárias às unidades médicas.
- A tomada de decisão torna-se mais segura e rápida através do uso da inteligência artificial.
- A determinação de tratamentos torna-se mais eficaz.
- O uso de softwares de gestão tornou-se uma realidade. Proporciona uma melhor gestão dos recursos da unidade médica assim como uma redução das despesas.
- Redução das chances de o paciente receber um tratamento pouco adequado.
- Através da prescrição eletrónica, o médico tem a possibilidade de determinar de forma eficiente o tratamento mais adequando do paciente. Esta modalidade permite que os profissionais enviem e partilhem os dados com os pacientes através do e-mail ou telemóvel. Este processo diminui os gastos com o papel, o que é vantajoso para a unidade médico, e reduz erros de prescrição e receita médica, aumentando assim o conforto e a satisfação do paciente.
Precisa de ajuda com a transformação digital da sua unidade médica? Contacte a nossa equipa para obter um aconselhamento especializado!