5 propostas – Presença Digital para Clínicas de Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
marketing digital para clinicas
Sem dúvida que a consolidação da presença digital para clínicas médicas é um desafio, contudo é uma necessidade na atualidade.

Sem dúvida que a consolidação da presença digital para clínicas médicas é um desafio, contudo é uma necessidade na atualidade.

O setor da saúde humana exige uma comunicação no digital profissional e rigorosa, contudo dá-lhe possibilidade de divulgar os seus serviços e consolidar a reputação da sua clínica.

Se tem uma clínica médica, de diagnóstico ou análises clínicas, um consultório, uma clínica dentária, de psicologia, de nutrição, de fisioterapia, oftalmologia ou ótica, dermatologia ou estética, entre muitas outras especialidades, saiba que pode beneficiar de estratégias de marketing digital.

Mesmo com algumas restrições, a sua clínica pode, e deve, posicionar-se através dos meios digitais. Ganhe visibilidade aparecendo quando os utilizadores pesquisam sobre sintomas de doenças, tratamentos, procedimentos, cuidados de saúde ou por profissionais da área.

Crie conteúdo informativo, divulgue os seus serviços e ganhe notoriedade através da criação de redes sociais. Inove os seus serviços e facilite-os aos seus utentes, através de, por exemplo, consultas por videochamada, ou envie um sms automático, que informa o seu utente da consulta ou exame que tem no dia seguinte.

Desde a criação de um website até à gestão das redes sociais da sua clínica, uma agência digital como a Lendarius presta vários serviços que o podem ajudar na criação das suas estratégias de marketing digital na Saúde.

 

ebook-guniss-marketing-para-clinicas

 

No artigo de hoje vamos apresentar-lhe alguns campos onde a agência digital Lendarius, parceira do Guniss, pode ser uma aliada forte para a otimização da presença online da sua clínica.

 

A Lendarius apresenta várias propostas de presença digital para clínicas, como:

  1. Desenvolvimento de Websites
  2. Desenvolvimento de uma App
  3. Marketing de Conteúdo
  4. Publicidade Paga
  5. E-mail Marketing

 

1. Desenvolvimento de websites

A porta de entrada digital da sua clínica é um website institucional.

Através de um website institucional, pode apresentar a sua clínica e equipa de profissionais de saúde, divulgar os serviços que presta e as especialidades que oferece, partilhar notícias sobre o setor, as suas informações de contacto, localização e integrar com um chat, para facilitar a comunicação imediata com os seus pacientes.

Dependendo das suas necessidades, pode potencializar o seu website com:

  • Agendamento ou Pedido de Marcação de exames, Consultas, Serviços ao Domicílio, Tratamentos, etc.
  • Consultas de acompanhamento por videochamada.
  • Testemunhos e Reviews dos seus pacientes.

Se tem dúvidas, leia o artigo sobre o porquê de desenvolver um website para a sua empresa!

Aconselhamos que crie um blog, otimizado para SEO, onde partilhe novidades do seu setor e conteúdo informativo sobre as suas áreas de atuação.

Crie várias categorias no blog, como por exemplo: Bem-Estar, Saúde, Exames Médicos, Análises Clínicas, Saúde Desportiva, Nutrição, entre outros tópicos relevantes para o seu setor, e nutra os seus leitores com conteúdo relevante.

 

2. Desenvolvimento de uma App

Imagine que tem uma clínica de nutrição, pode criar uma App, que, ao ser descarregada, dá a possibilidade aos utilizadores de:

  • Agendar ou desmarcar a sua consulta de nutrição.
  • Consultar as suas marcações.
  • Consultar o seu plano de alimentação atual, personalizado, bem como os planos anteriores.
  • Acompanhar a sua evolução.
  • Comprar os seus produtos relacionados com a nutrição, através de uma integração com a loja online da sua clínica.
  • Aceder a dicas de nutrição e receitas.

 

3. Marketing de Conteúdo

Elabore conteúdos que acrescentam valor aos seus utentes e aos utilizadores, sobre as áreas onde atua.

Além dos conteúdos para o blog, que ajudam ao bom posicionamento orgânico nos motores de pesquisa, planeie estratégias de presença nas redes sociais.

No caso da área da saúde, é fundamental que crie notoriedade através da partilha de informação e conhecimentos, partilha de casos reais, e conteúdos focados por especialidade.

Por exemplo, se a sua clínica é de cirurgia plástica, divulgue os seus serviços, mostre testemunhos dos seus clientes, e partilhe os cuidados a ter depois de cada tipo de cirurgia.

Se a sua clínica realiza exames e análises clínicas, produza conteúdo educativo, onde explica o que é cada exame, dá dicas do que o utente deve fazer antes do exame, quando o deve fazer e para que serve.

Se a sua clínica prestar serviços de psicologia, partilhe dicas de bem-estar no dia a dia, exercícios fáceis que levem ao alívio do stress, e deem a conhecer sintomas aos quais os pacientes devem de estar atentos.

Como vê, o tipo de conteúdo partilhado nas redes sociais, é facilmente adaptado às especialidades presentes na sua clínica, sendo que deve estar atento às tendências de conteúdo, para utilizar os formatos que geram mais resultados.

Fundamentalmente, a presença nas redes sociais, mesmo com o rigor que o setor da Saúde Humana exige, permite-lhe estar mais próximo dos seus pacientes e partilhar informação útil.

 

4. Publicidade Paga

Os anúncios pagos com recurso a ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, permitem-lhe segmentar o seu público-alvo por idade, localização geográfica e interesses, sendo uma forma de aumentar as suas leads e a taxa de conversão.

Os anúncios pagos ajudam no crescimento da presença digital para clínicas, trazendo-lhe mais tráfego para o website, leads e conversões.

 

5. Email Marketing

Potencialize a comunicação com os seus pacientes, através do envio de e-mails.

Pode enviar, por exemplo, questionários de satisfação aos seus pacientes, ou uma newsletter mensal, onde partilha conteúdo relevante do seu blog e novidades do setor. Tenha apenas cuidado para não sobrecarregar os seus contactos com demasiados e-mails comerciais ou comunicações que não lhes agreguem valor.

 

Veja por si mesmo

Estar presente no digital, alarga-lhe o leque de possibilidades de comunicar com o seu público-alvo e pacientes atuais, e potencializa a consolidação da sua clínica no mercado.

Explore alguns dos projetos feitos pela Lendarius no setor das clínicas e comece hoje a planear uma presença digital forte!

Comece hoje a trabalhar a presença digital da sua clínica! Fale com um especialista.