Vantagens de integrar o software de gestão hospitalar com o ERP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Muitas instituições de saúde já utilizam um ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados da instituição.

No entanto, os desafios para o setor da saúde têm vindo a aumentar, por isso, cada vez mais surge a necessidade de adquirir softwares complementares desenhados de raiz para o setor. Neste sentido, torna-se fulcral que seja possível a integração do ERP com outros softwares, nomeadamente com softwares de gestão hospitalar, de forma a que seja viável a otimização de recursos e do atendimento, sem perda de informações.

Os ERPs em Portugal

O software ERP em Portugal tornou-se um dos mais importantes softwares no final do séc. XX e caracteriza-se por ser o software de gestão mais preparado para responder à dimensão, setor de negócio ou especificidade de cada empresa.

Os principais módulos de um ERP são:

  • Gestão Comercial
  • Assiduidades
  • Recursos Humanos
  • Contabilidade e Ativos
  • Logística e Compras
  • Organização e Processos

Os ERPs mais utilizados em Portugal são:

  • PHC
  • Primavera
  • SAGE

Fatores decisivos num software de gestão hospitalar

Destacamos dois fatores que devem ser analisados antes da escolha do seu software para gestão hospitalar:

1.      Integração com ERP

Como já referimos, a possibilidade de integração com outros softwares é uma das características mais importantes de um sistema de gestão hospitalar. A comunicação entre os sistemas é crucial para que não existam ilhas de informação, pois a descentralização dos dados pode gerar erros na gestão do dia a dia.

2.      Suporte

É importante que a empresa que comercializa o software lhe dê acesso a suporte personalizado, capaz de permitir o contacto com profissionais competentes para solucionar eventuais problemas, sejam eles simples ou complexos.

Vantagens de integrar o software de gestão hospitalar com o ERP

A integração entre sistemas é útil quando a instituição pretende usar o mesmo banco de dados e partilhar informações. Desta forma, é possível ter uma visão mais ampla e torna-se mais fácil tomar decisões, já que o quotidiano das instituições de saúde se caracteriza pela necessidade de tomar decisões multidisciplinares. Como sabemos, os serviços de saúde não se resumem ao atendimento de utentes e ao tratamento de doenças, estão subjacentes uma série de outras atividades administrativas, operacionais e de gestão. É por esta razão que, por vezes, não se trata de substituir um software pelo outro, mas sim de aproveitar o melhor de dois mundos, integrando dois softwares. Esta junção poderá trazer muitas vantagens para os profissionais de uma instituição de saúde. Destacamos as principais vantagens:

Otimização do controlo de recursos financeiros e dos processos

Ao integrar os diferentes departamentos de um hospital, os profissionais podem ter acesso a dados financeiros, permitindo gerir melhor os recursos e otimizar os serviços que prestam. Esta transparência e fácil acesso à informação tem impacto direto no equilíbrio das contas. Com a integração, os processos podem ser definidos de uma forma conjunta, ou seja, contemplando todas as variáveis importantes. Desta forma, a execução de tarefas e o cumprimento de procedimentos quotidianos é mais eficiente, bem como permite identificar pontos passíveis de melhorias, ou seja, a tomada de decisões torna-se mais assertiva e mais próxima da realidade.

Maior produtividade

Como já vimos, a integração de sistemas otimiza as rotinas dos profissionais, o que permite libertar tempo para se focarem em várias outras tarefas importantes, que até então não recebiam a sua atenção, como por exemplo, o planeamento de novas estratégias para ampliar a excelência dos serviços que prestam aos utentes.

Redução de falha humana

Quando as informações estão integradas, os processos estão bem definidos e existe um maior controlo, as falhas humanas são reduzidas, pois tudo se torna mais preciso, alinhado e assertivo.

Conheça o software de saúde da Pontual, que integra com ERPs

O Guniss é o software de saúde, desenvolvido pela Pontual – It Business Solutions, 100% português com segurança avançada e qualidade reconhecida por vários profissionais de saúde. Abrange todas as áreas da gestão hospitalar, desde o serviço de atendimento ambulatório, gestão do internamento, planeamento cirúrgico, logística, bem como a gestão administrativa e financeira.

Veja as principais funcionalidades do Guniss:

Atendimento

O Guniss permite fazer a admissão de utentes para atendimento, exames e consultas, incluindo a emissão do recibo e de declarações. Também permite efetuar marcações de consultas ou exames com gestão de recursos (médicos, técnicos, salas e equipamentos). Com este software pode consultar rapidamente os registos de serviços pendentes, situação de exames e dos vários episódios do utente. Basta que insira os dados dos seus utentes uma única vez durante o processo de admissão de forma simples.

Consultas e exames

Com o Guniss pode gerir vários utentes em simultâneo e ter acesso direto ao histórico clínico. Este software irá também alertar de antecedentes e alergias.

Permite anexar imagens ao episódio de forma automática sem necessidade de recorrer a scanner, facilitando o acesso a imagens e relatórios do processo clínico do utente. É possível manter as requisições de exames digitalizadas para eliminar os fluxos de documentos em papel.

Faturação

Este software permite faturar a utentes e/ou entidades incluindo RNCCI, contemplando as taxas moderadoras de modo automatizado. É possível fazer uma gestão de tesouraria eficaz com o controlo de conta corrente, gestão de caixa, gestão de geriatria, infância e consultas. E a cereja no topo do bolo: permite fazer consultas estatísticas por forma a responder às solicitações dos diversos organismos. O Guniss pode ser integrado com ERP’s: Primavera, PHC, Sage e Eticadata.

Internamento

O Guniss permite o registo ágil de toda a informação relevante desde o diário clínico, atitudes terapêuticas, diagnósticos e intervenções de enfermagem e ação social, bem como gerir os planos de tratamentos de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala de forma imediata e simples. É possível fazer registos individuais de intervenção nas áreas de medicina interna, enfermagem, medicina física e reabilitação, serviço social e psicologia. Pode também aceder à medicação ativa, passiva e de SOS dos utentes de forma imediata e proceder à atualização das tabelas de medicação utilizando automatismos de controlo de administração.

O software permite obter mapas de consumos e previsões de necessidades a todo o momento.

Aprovisionamento

Com este software consegue gerir desde a nota de encomenda, até aos consumos distribuídos pelos vários departamentos da instituição, com imputação aos respetivos centros de custos. Pode criar o plano de ementas para a sua instituição e com base nas fichas técnicas dos diversos pratos. Por fim, faça proveito do assistente do Guniss para obter em segundos as quantidades exatas dos produtos que vai necessitar.

Medicação

Com base na tabela terapêutica ativa e no seu stock de medicamentos, pode fazer a preparação do seu carro de medicação para vários dias seguindo apenas as indicações do assistente do Guniss. Desta forma, consegue um controlo rigoroso dos stocks e da medicação administrada, com registo exato da localização, lote e validade de cada medicamento.

“Considerando as várias áreas que um hospital tem, procuramos um software que fosse capaz de dar resposta às nossas necessidades desde a admissão de um utente até à sua saída. O Guniss foi a solução mais completa e inovadora que encontramos, pelo que não poderíamos estar mais satisfeitos. Este software trouxe ao nosso hospital uma eficácia organizacional e de processos notável. Permite-nos agilizar os fluxos de trabalho e informação e ainda contribuir para uma maior rapidez e qualidade do nosso trabalho, facilitando o contacto com os nossos utentes.” Dr. Pedro Jacob, Diretor Administrativo e Financeiro no Hospital de Avelar.

Assista a uma demonstração!

Ficou interessado no nosso software de saúde e deseja conhecer o mesmo com maior detalhe? Entre em contacto connosco e solicite já a sua demonstração aqui.