A importância das estatísticas e da análise de dados na gestão das clínicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na área da saúde são tomadas algumas decisões que podem influenciar diretamente ou indiretamente a saúde e qualidade de vida das pessoas. Por esse motivo, a possibilidade de obter estatísticas facilmente é uma funcionalidade que se revela como uma grande aliada.

As estatísticas ajudam a fazer uma previsão, por exemplo, relativamente ao número de internamentos ou ao tempo médio de internamento, à evolução de determinadas doenças, entre outras. Em relação à possibilidade de prever a evolução de certas doenças, as estatísticas são muito importantes porque ajudam a traçar tratamentos mais adequados. Estas previsões são baseadas em padrões de resposta a uma doença por um grupo de pessoas.

O que é a análise de dados?

Consiste na transformação de dados — como estatísticas, texto, imagem etc — em informação valiosa. Muitas clínicas, têm vindo a adotar softwares de saúde com módulos de Gestão, de modo a que possam consultar a situação dos processos, com todo o detalhe da sua evolução, de uma forma automatizada, para que o medo de tomar decisões erradas diminua.

Vantagens da análise de dados em saúde

1.       Conhecer melhor os pacientes

Após inserir os dados dos seus utentes, poderá analisar esses dados e estabelecer relações com estatísticas de saúde, por exemplo, de acordo com os hábitos dos utentes ou com as intervenções médicas passadas, poderá definir, de forma mais eficaz e personalizada, o tratamento.

2.       Reduzir os custos

As decisões que não são tomadas com base em dados e evidências, poderão afastar-se da realidade, mais do que aquilo que era expectável. E quando isso acontece, a clínica poderá ter gastos extra, por exemplo, com internamentos mais prolongados.

3.       Melhorar os resultados e satisfação dos utentes

Muitas vezes, os utentes não obtêm bons resultados com o tratamento traçado pela clínica e esse insucesso pode ter origem nas decisões mal tomadas, como por exemplo, a periocidade indicada para tomarem medicamentos. Com uma boa análise de dados, as clínicas conseguem oferecer tratamentos com maiores índices de sucesso.

4.       Atendimento rápido

Para além de melhorar as decisões em relação aos tratamentos, a análise de dados pode ajudar a otimizar processos internos, como por exemplo, a identificar a causa dos atrasos no atendimento.

Gostaria de comprovar estas vantagens na sua clínica? Fale agora mesmo com um dos especialistas do Guniss e solicite a sua demonstração grátis do software de saúde aqui.