Como reduzir o stress nas clínicas?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Os profissionais de saúde passam por fases de elevado stress.

Os níveis elevados de stress podem dar origem à síndrome do burnout, ou seja, um esgotamento físico e mental relacionado com o ambiente de trabalho. Além disso, em casos mais graves, os profissionais precisam de se afastar temporariamente das suas funções para que possam recuperar.

Neste artigo, vamos deixar algumas dicas para reduzir o stress na sua clínica.

1. Não se isole. Fale com a sua equipa abertamente

Proporcione alguns momentos de equipa para partilharem diferentes opiniões e perspetivas. Nestas breves conversas, poderá identificar eventuais problemas do quotidiano da equipa, o que é importante para começar a pensar em soluções específicas para os mesmos.

2. Depois de conversar com a equipa, implemente ações que possam melhorar a felicidade no trabalho

Construa um ambiente calmo na clínica. Deve procurar reduzir os tempos de espera e dar materiais de entretenimento aos utentes, enquanto aguardam pela consulta.

Para reduzir os tempos de espera, é muito importante fazer um bom agendamento de consultas e prever possíveis atrasos, de modo a que as consultas não se sobreponham. Para proporcionar um bom ambiente, pode colocar algumas revistas à disposição ou até mesmo um questionário de satisfação.

Desta forma, nenhum elemento da equipa terá que se preocupar ou ficar ansioso com descontentamentos por parte dos utentes ou com a sala de espera sobrelotada.

3. Não descure o controlo sobre o agendamento

Não agende demasiadas consultas para o mesmo dia. Deve procurar fazer um agendamento equilibrado, de forma a ter algumas pausas entre as consultas.

4. Automatize processos

 Use um software de saúde para fazer o agendamento de consultas e aceder ao histórico de comunicações do utente em tempo útil. Insira os dados dos seus utentes uma única vez durante o processo de admissão de forma simples e inequívoca. Efetue a faturação a utentes, contemplando as taxas moderadoras de modo automatizado. Faça uma gestão de aquisições com o software para garantir que tem sempre a quantidade ideal de produtos necessários ao dia a dia da instituição.

Esta automatização vai libertar algum tempo e reduzir preocupações não só a si, como também a toda a equipa.

Para que estas dicas se tornem realidade, saiba que pode implementar agora mesmo o Guniss, um software de saúde que otimiza o fluxo de informação administrativa, social e clínica com todo o rigor e precisão que a sua organização exige.

Entre em contacto com a nossa equipa agora mesmo e solicite a sua demonstração grátis aqui.