11 dicas para atrair mais clientes para a sua clínica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Os hábitos das pessoas mudaram muito nos últimos tempos, principalmente com a popularização da Internet, que transformou a forma como nos relacionamos com as empresas e escolhemos os serviços.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para atrair mais clientes para a sua clínica, sempre com foco na compreensão do novo comportamento do público. Continue a leitura!

Fase inicial

1. Avalie a qualidade do atendimento médico geral da sua clínica

O atendimento médico precisa de ser humanizado, ético e de cumprir com determinadas técnicas profissionais.

Uma boa forma de prestar um bom atendimento é estar atento às razões das reclamações que possa ter recebido para identificar pontos de melhoria. Tente também explicar como será o processo de realização de um exame, por exemplo, de uma forma calma e clara. Fale sobre os resultados dos exames numa linguagem que o utente perceba. Mostre-se disponível para esclarecer as suas dúvidas.

Só assim irá conseguir estabelecer uma relação de confiança com o utente, de modo a que ele se fidelize à clínica.

Lembre-se de que, se o atendimento não for bom, para além de perder o cliente, este pode fazer publicidade negativa da sua clínica, inclusive em canais digitais.

 

2. Avalie o atendimento ao cliente pela rececionista

A rececionista será, provavelmente, a primeira pessoa a atender o utente, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail, portanto irá ser responsável pela primeira impressão sobre a clínica.

Invista em formação e qualificação para melhorar a performance das rececionistas.

 

3. Avalie a infraestrutura da clínica médica

A clínica deve estar sempre limpa, organizada e contar com os equipamentos necessários para o seu correto funcionamento.

O objetivo é oferecer o máximo de conforto e bem-estar ao utente.

 

4. Pense no que pode diminuir a satisfação do utente

tempo de espera é aceitável ou exagerado?

O seu horário de funcionamento é compatível com a disponibilidade dos utentes?

As formas de pagamento que aceita na sua clínica satisfazem as necessidades de todos os utentes?

 

5. Otimize o atendimento com software

Ter um software que se adapta às necessidades específicas da sua clínica é uma opção excelente para organizar os dados e evitar atrasos nos atendimentos.

Com o auxílio de um software de saúde, todos os colaboradores poderão estar a par do próximo passo no atendimento e até mesmo ver os detalhes sobre o próximo utente a ser atendido.

Para além disso, as informações de saúde do utente ficam armazenadas num único lugar, bem como não ocupam espaço físico.

 

Fase seguinte

1. Crie um site profissional, responsivo e otimizado para motores de pesquisa

O site reúne informações importantes sobre a clínica: localização, contactos, serviços oferecidos, missão, história, valores, entre outras.

Depois de criar um site, deve investir num conjunto de técnicas de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de pesquisa), para que o site apareça entre as primeiras posições numa pesquisa orgânica (não paga) do Google.

Também é importante que o seu site se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de ecrã, o que também influencia a sua posição no Google, a isto se chama ter um site responsivo.

 

2. Crie um Google My Business

Quando fazemos uma pesquisa de locais no Google, aparecem os negócios mais próximos, considerando a localização fornecida por smartphones e outros dispositivos. Se a sua clínica tiver todas as informações preenchidas e boas avaliações, há mais probabilidade de aparecer em primeiro lugar.

Ao criar um Google My Business pode indicar o seu endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, entre outros detalhes sobre a sua clínica.

Se nunca ouviu falar nesta ferramenta, fale com uma agência digital, constituída por profissionais que podem ajudar no processo.

 

3. Crie páginas nas redes sociais

As redes sociais têm vindo a revelar-se cada vez mais como canais de comunicação importantes para o relacionamento entre organizações e clientes.

O Instagram, Facebook e LinkedIn disponibilizam mesmo a opção de criação de páginas oficiais para empresas.

São excelentes canais digitais para fortalecer a imagem da sua clínica.

 

4. Crie anúncios no Google e nas redes sociais

Uma estratégia completa de marketing digital combina métodos pagos e métodos não pagos. A publicidade online permite ampliar o alcance das marcas.

Lembre-se que existem concorrentes seus que também podem aparecer nos resultados do Google gratuitamente, quando alguém pesquisa por determinadas palavras-chaves. Esses concorrentes também podem aparecer no feed das redes sociais dos seus potenciais clientes. É crucial equacionar a experiência de fazer anúncios no Google e nas redes sociais para aparecer no topo da primeira página, acima dos seus concorrentes e para aparecer aos potenciais clientes certos no feed das redes sociais, mais vezes do que os seus concorrentes.

 

5. Invista em marketing de conteúdo para aumentar o tráfego do site

Através do marketing de conteúdo, as clínicas médicas podem atrair potenciais clientes, de uma forma mais indireta, respondendo às suas dúvidas.

Para isso, é essencial a criação de um blog dentro do seu site.

Explore temas de interesse numa linguagem acessível. É assim que consegue iniciar o relacionamento com um potencial cliente, pois está a dar-lhe as informações que ele precisa. Quando essa pessoa precisar de um serviço de saúde, certamente irá lembrar-se da sua clínica.

 

6. Invista em ações de pós-venda ou pós-atendimento

Mostre ao seu cliente que ele não é só mais um cliente e desenvolva ações que o mantenham fidelizado. Atitudes como enviar emails de aniversário e inquéritos de satisfação onde inclusive pergunta de que forma poderia melhor o seu serviço, são aspetos que os clientes valorizam.

 

Conclusão

Para estar um passo à frente da concorrência, precisa de oferecer atendimento humanizado, investir na presença digital e em novas tecnologias, como por exemplo, um software de saúde.

Conte com a equipa Guniss para atrair mais clientes para a sua clínica.

Fale connosco e solicite a sua demonstração grátis aqui.