Como melhorar o atendimento em clínicas médicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O atendimento através do telefone, na receção, o estado de conservação da clínica, a pontualidade do médico, os benefícios oferecidos, entre outros, podem fazer toda a diferença para fidelizar os pacientes.

Se quer saber mais sobre como melhorar o atendimento médico, leia este artigo que preparamos para si.

1. Preserve a infraestrutura

Um aspeto limpo e organizado é essencial para que o paciente se sinta seguro e confortável. Mantenha a fachada em bom estado e preze por transmitir uma boa imagem do local. Deve equacionar colocar ar condicionado na sala de espera, assim como revistas atuais e um bebedouro.

2. Garanta uma comunicação eficaz entre pacientes e colaboradores

É importante que todos os colaboradores do consultório médico façam contacto visual e falem num tom de voz que seja fácil de entender. Devem tratar os pacientes com respeito e cortesia. É importante que as explicações sejam dadas utilizando expressões de fácil compreensão.

3. Treine a equipa

Defina as políticas e valores da clínica e treine a equipa de acordo com essas diretrizes. Isto vale para médicos, rececionistas, profissionais de limpeza e manutenção, enfermeiros, etc. Reuniões internas com este foco podem ser uma boa solução.

4. Ouça atentamente as reclamações e preocupações do paciente

Em todas as situações, os colaboradores devem responder aos pacientes apenas depois de os ouvir com empatia e compaixão. As respostas devem mostrar que se preocupam.

5. Entenda as necessidades do paciente

É essencial conhecer com alguma profundidade o perfil e expectativas dos pacientes. Dessa forma, é possível antecipar-se a eventuais frustrações. Tenha em conta quais são os serviços que poderia introduzir na sua clínica para cobrir em pleno as necessidades e verifique se disponibiliza todos os métodos de pagamento mais confortáveis para os seus pacientes.

6. Contrate os colaboradores certos

Ser colaborador na área de saúde é muito mais do que atender chamadas e cumprimentar pacientes. Muitos deles precisam de ajudar os médicos e, por isso, devem ter competências específicas e estar bem informados sobre os regulamentos e leis vigentes. Para além disso, devem inspirar confiança aos pacientes.

Dica extra: invista em tecnologia

Os softwares de gestão ajudam a atender os seus clientes com excelência. Com eles, consegue controlar de forma eficiente os dados dos pacientes, melhorar a comunicação, aumentar a produtividade, diminuir erros de gestão ou de atendimento. Para além disso, ajuda a prestar um atendimento mais personalizado e humanizado.

O Guniss é uma solução completa para a gestão das unidades de Saúde e Similares, que permite a integração com diversos ERPs. Dispõe de módulos específicos e autónomos para Internamento, Consultas, Exames Auxiliares de Diagnóstico, Aprovisionamento, entre outros.

Entre em contacto connosco e saiba o que podemos fazer pela sua clínica.