5 vantagens da implementação de um software de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Gerir unidades de atendimento médico é uma atividade complexa. Porém, um software de saúde torna os processos mais simplificados, de forma a permitir redução de custos e maior agilidade e segurança na execução dos processos.

Lembre-se de que os pacientes esperam um atendimento ágil, eficiente e seguro.

Neste artigo, vamos dar a conhecer 5 benefícios que o software de saúde traz para gestores e pacientes.

O que faz um software de saúde?

É um software destinado à área médica que pode auxiliar em necessidades administrativas, no agendamento de cirurgias, entre outros.

Esse tipo de tecnologia visa otimizar a gestão, simplificando uma série de atividades que, até então, precisavam de ser feitas manualmente. Com um software de saúde, os processos são muito mais confiáveis e ágeis. A adoção deste tipo de tecnologia é uma vantagem diferenciadora em relação aos seus concorrentes.

Quais as principais vantagens?

1- Facilidade de acesso

Os softwares de gestão para clínicas são muito práticos e fáceis de usar. Não é necessário ser nenhum expert em informática para saber trabalhar com o programa e com todas as suas funções.

Assim, qualquer profissional da sua clínica, como secretários e auxiliares, poderá registar informações e trabalhar com o programa, bastando ter conhecimentos básicos de informática.

2- Segurança das informações geradas

A maioria dos sistemas informatizados têm como principal objetivo proteger os dados das empresas, sejam dados internos, sejam de pacientes. Um software de saúde garante os princípios essenciais da segurança da informação: confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade.

3- Melhoria na qualidade

Se a sua clínica e/ou hospital quer estar entre os preferidos e pretende obter certificações de qualidade, precisa mesmo de um sistema de gestão hospitalar. As entidades certificadoras valorizam dados eletrónicos que só são possíveis quando a instituição investe em software.

É um dos indicadores críticos de qualidade. Um hospital que é capaz de enviar e receber informações de pacientes e relatórios médicos eletronicamente sempre terá mais destaque nas avaliações. Sendo assim, pode ser considerado como um investimento que aumenta a reputação da sua instituição.

4- Acesso integrado aos dados

A integração que ocorre entre as mais diversas áreas da clínica ou do hospital permite uma visão macro das atividades. Isso possibilita uma maior colaboração entre as equipas de profissionais envolvidos. Além disso, com um software de saúde, a sua instituição dispõe de mais suporte durante as tomadas de decisão, principalmente no que diz respeito aos recursos que são necessários em cada área.

5- Atendimento humanizado

O atendimento humanizado é algo cada vez mais procurado na área da saúde, pois as pessoas precisam de ser bem atendidas para que se sintam bem e reajam melhor aos tratamentos aos quais são submetidas. Além disso, um paciente bem atendido poderá retornar à clínica noutras oportunidades e também indicá-la aos seus familiares e amigos.

A tecnologia também pode ajudá-lo a prestar um atendimento mais humanizado aos seus pacientes, porque a probabilidade de cometer erros serão menores.

Gostou do nosso artigo? Então, partilhe-o nas redes sociais!